No dia 08 de Fevereiro, no Centro Pastoral João Paulo II, tivemos a reunião de abertura do ano 2014 para o Jumas Curitiba. Neste encontro participaram 18 integrantes, algo providencial tendo em vista a importância da Aliança de Amor para nós schoenstattianos! Portanto, pudemos ter a certeza de que a Divina Providência, desde o início, esteve cuidando de tudo com a devida perfeição!
O encontro iniciou às 15h30; neste primeiro momento tocaram-se algumas músicas com o objetivo de fazer o pessoal entrar no clima e tranquilizar o coração de cada um para as discussões deste dia. Após, o líder de ramo, Alex Souza, conduziu a oração inicial e foi cantada a consagração do Jumas. Em seguida começamos a tratar da pauta desta reunião. O primeiro assunto foi remetido à Abertura do Ano da Família de Schoenstatt local, que será no domingo próximo, dia 16 , no Santuário Tabor Magnificat. Foi passado motivação para que o nosso JUMAS participe deste dia, pois é fundamental mostrarmos o nosso protagonismo neste ano tão importante! Falamos também sobre as Missões Familiares, que acontecerão dos dias 28/02 a 04/03 na cidade de Porto Amazonas, região metropolitana de Curitiba. Nós, como JUMAS, devemos transmitir o FOGO e toda essa ALEGRIA que sentimos (algo que representa bem o nosso ramo) a todas as pessoas que encontrarmos, seja dentro de nossas comunidades missionárias quanto para a população da cidade.
O próximo tema, um dos mais importantes, se destinou ao Encontro de Ramo. O mesmo será realizado nos dias 08 e 09 de Março, no Santuário, logo no final de semana seguinte às Missões Familiares. Conversamos sobre algumas coisas do encontro em si, dando uma maior atenção em um ponto fundamental: * Conquista da camiseta do Jumas: Muitos ainda não tem camiseta, então, como forma de heroísmo faremos isto. Mas, para tal, será feito um capital de graças condizente com o nosso propósito, então, tal será dividido em três partes: físico, intelectual e espiritual. Cada um destes servirão também como preparação ao nosso encontro, portanto, bastante válido.
Dando continuidade, foi passada a palavra para o nosso irmão de ramo, Keylon Tavares, que transmitiu algumas palavras sobre a sua experiência na Academia de Pedagogia Familiar, que teve a participação do padre Zé Fernando e a Família Apostólica de Londrina. Tal encontro teve como foco a Família e também como podemos usufruir deste meio em nosso lar, bem como em Schoenstatt! Nosso amigo destacou sobre o empenho de procurar fortalecer um pouco mais a inserção do Movimento na Paróquia São João Batista. Também relatou sobre os grupos de Pioneiros, pediu para que nós possamos ajudar ainda mais neste ano, com entusiasmo e novos dirigentes dispostos a cuidar destes meninos, que são o nosso futuro na juventude!
Na parte final da reunião, tivemos um momento de partilha bastante descontraído, onde todos puderam contar como foram suas férias, o que fizeram nesses dias sem reuniões do JUMAS, a participação e troca de experiências na Missão Cristo Tabor (aos que participaram) e principalmente o que cada um espera deste ano Centenário e como focar seus objetivos dentro do ramo e em Schoenstatt. Foi feita a oração final e um breve “envio”, cantando-se músicas animadas, encerrando com o famoso Franz Reinisch e o nosso grito.
Que Deus e a nossa Querida MTA abençoem a todos nós do JUMAS! Esse ano de 2014 é um ano especial, o ano da graça! Que sejamos sempre a “Geração Missionária, Fogo do Centenário!” em cada dia de nossas vidas! MPHC!

“EU SOU DO JUMAS E O INIMIGO MASSACRAMOS!”

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.