‘‘Jumas Brasil mostra tua cara ”… Há quase uma década, mais precisamente no 1º encontro nacional do JUMAS realizado em 2003, em São Paulo, este era o lema que explodia na garganta e ressoava no coração de nós que estávamos naquele encontro. Digo “nós” porque fiz parte desta geração da Juventude que sonhava e desejava um maior protagonismo, que desejava dialogar com as vozes do seu tempo, um JUMAS que vibrava pela busca de uma identidade e unidade nacional.

Pois é… Quase 10 anos se passaram e com um olhar retrospectivo notamos que este desejo de “mostrar a cara”; que aquele fogo heróico que ardia em nosso peito foi tornando-se realidade. Basta olhar as nossas missões nos distintos regionais, os nossos fóruns nacionais, escolas de lideres e dirigentes regionais, nossa participação na Cruzada 2014 e assim por diante… Em todas essas conquistas Ela esteve a frente, nossa Mãe tomou a sério nossos propósitos, pois em nossa Juventude houveram e há pessoas que crêem e que querem incendiar o mundo no Fogo do Cristo Tabor…

Mas o quê motiva trazer à memória um “evento”, um sonho de quase 10 anos atrás? Para esclarecer um pouco mais o motivo deste resgate histórico deixo outra pergunta…

E agora que já conquistamos o nosso Idea nacional “ Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor” quê riquezas deste ideal queremos para a Igreja e o Mundo?

Vejo que uma riqueza indiscutível que podemos entregar à nossa Igreja desde o nosso ideal é o vínculo com a nossa Mãe. Estamos chamados a anunciar à Igreja e ao mundo o mistério da nossa Aliança de Amor com Maria, mostrar que esta troca de corações, de dons e de interesses que fazemos com Ela vale a pena pois como dizia nosso Pai Fundador: “Maria é aquela que nos leva a uma -“Vitalis Christi Cognitio” – isto é , um conhecimento vital de Cristo; Ela é o caminho mais rápido e seguro para o encontro com o Senhor. Ela é a que abre nossos corações para um encontro profundo e pessoal com o seu Filho. Quantos corações não se abrem frente a imagem da Mãe Peregrina , ou “santinha” como é chamada pelos moradores das cidades que visitamos em nossas missões? Quantos não voltam a ir à Igreja depois de muitos anos, a encontrar-se de novo com Cristo? Bom como este ano haverá a JMJ e muitos da nossa juventude estarão presentes, vou terminando este artigo com uma frase do Papa João Paulo II na XII JMJ : “A igreja confia aos jovens a missão de gritar ao mundo a alegria que nasce do encontro com Cristo”. Creio sim, que como JUMAS estamos anunciando essa alegria do encontro com Cristo , estamos inflamando aos poucos o nosso Brasil com esse FOGO DO CRISTO TABOR, através de nossas atividades internas da Juventude -missões, projetos para Cruzada 2014 – , seja nossa participação mostrando a cara a outros Movimentos – no encontro de jovens católicos, Setor Juventude, etc – . Não só nos grandes eventos estamos chamados a anunciar este Fogo do Cristo…

Estamos chamados a inflamar também as pequenas coisas que fazemos como Juventude, como por exemplo, as reuniões semanais de grupos, a fidelidade de dar uma passadinha e convidar alguém para ir ao Santuário, deixar de bater um futebolzinho ou ver o Corinthians para participar de alguma atividade da nossa Juventude. Vamos construindo este ser Igreja no grande, e na fidelidade nas pequenas coisas, pois Ela é capaz de fazer do Ordinário algo Extraordinário.

Anunciemos então e presenteemos o nosso ideal à Igreja elaborando e captando novas correntes de vida, buscando unir todas as nossas vivências e projetos com a nossa luta pela santidade da vida diária. Que o Fogo do Cristo seja então realidade, que o Fogo do Cristo seja verdadeiro.

 

Ailton Brito Alves

Estudante dos Padres de Schoenstatt